Notícias
Normas Gerais para o XXVII Encontro de Iniciação Científica
Arte de Divulgação para o Vídeo Arquivo da Normas (PDF)
Exemplo de Vídeos do CICT UFRN: Vídeo 01; Vídeo 02; Vídeo 03; Vídeo 04
- DO ENCONTRO
1.1. O XXVII Encontro de Iniciação Científica (ENIC) é um evento destinado aos estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB para apresentação dos resultados das pesquisas vinculadas aos projetos/planos de trabalhos desenvolvidos na vigência 2018/2019.
1.2. Datas: CAMPUS I e IV – 18 a 22/11/2019 CAMPUS II e III – 4 a 5/12/2019.
1.3. O XXVII ENIC será realizado em três campi, conforme quadros a seguir:
Quadro 01 – Programação geral por centro e datas de realização nos Campus I
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
18/11 SEG |
9h às 11h |
Auditório de Terapia Ocupacional/CCS |
Solenidade de Abertura
|
19/11 TER |
8h às 18h |
CCM |
SAÚDE, BIOLÓGICAS |
20/11 QUA |
8h às 18h |
CCM |
EXATAS, ENGENHARIAS, COMPUTAÇÃO E AGRÁRIAS |
21/11 QUI |
8h às 18h |
CCM |
HUMANAS, SOCIAIS APLICADAS, LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Quadro 02 – Programação geral e datas de realização no Campus IV
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
20/11 QUA |
19h |
Auditório do CCAE Mamnguape |
Solenidade de Abertura |
22/11 SEX |
13h às 17h |
CCAE Rio Tinto |
HUMANAS/EXATAS/VIDA |
Quadro 03 – Programação geral e datas de realização no Campus II
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
4/12 QUA |
9h às 11h |
Auditório do CCA |
Solenidade de Abertura |
14h às 18h |
CCA |
EXATAS E HUMANAS |
|
5/12 QUI |
8h às 12h |
CCA |
AGRÁRIAS, BIOLOGICAS |
14h às 18h |
CCA |
AGRÁRIAS, BIOLOGICAS |
Obs. Programação sujeita a alterações. Acompanhar atualizações que serão publicadas no Site da Propesq.
2. DA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
2.1. É requisito para submissão do trabalho para o ENIC o envio do relatório final e homologação pelo orientador.
2.2. As inscrições serão on-line mediante cadastro do resumo através do Sigaa. Os dados do relatório serão importados para a inscrição do ENIC e poderão ser editados. Não é necessário o envio de arquivo para trabalho completo, pois os dados do relatório migram para o ENIC.
2.3. SUBMISSÃO DE TRABALHO ENIC PELO ALUNO
Caminho: PORTAL DO DISCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> SUBMETER TRABALHO COMPLETO
2.4. ANEXO DO VÍDEO (opcional)
Após preencher todos os campos do trabalho completo, o discente poderá anexar um link de um vídeo do seu trabalho de pesquisa, submetido em alguma plataforma de vídeos (YouTube, Vimeo). Este vídeo tem a finalidade de apresentar o seu trabalho de pesquisa de uma forma mais dinâmica tendo oportunidade de mostrar os experimentos, ensaios, local da pesquisa etc e ficará disponível para os avaliadores do seu trabalho. Este vídeo não será pontuado diretamente, mas é um produto que possibilitará os avaliadores a entender as especificidades da pesquisa. Os vídeos poderão ser utilizados pela Propesq para divulgação científica em qualquer momento.
- A duração deve ser de até 3 (três) minutos.
- Deverão ser observados os preceitos éticos e jurídicos referentes ao uso de imagem de terceiros e ao uso de trechos de obras protegidas por direito autorais.
- Não será permitido o uso de conteúdo violento, discriminatório, pornográfico ou que viole direitos e/ou propriedade intelectual de terceiros ou que viole a lei.
- O vídeo produzido deve ser criação do autor e não deve se resumir à leitura do trabalho. Aproveite este recurso e seja criativo!
- O vídeo deverá iniciar com a arte de divulgação do XXVII ENIC que estará disponível no site da Propesq.
- Em seguida apresentar as informações do trabalho: Título do Projeto, Título do Plano de trabalho, nome do autor - discente e o nome do orientador-docente.
- Conclua o vídeo com os créditos finais, agradecendo à UFPB e ao CNPq (logos oficiais).
2.5. AUTORIZAÇÃO DO ORIENTADOR
Após o envio do trabalho pelo estudante, o orientador deve autorizar a participação do aluno. Para isto, ele deve acessar o PORTAL DOCENTE -> PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> AUTORIZAR TRABALHOS
Obs. No caso de não autorização de trabalho, o Orientador deverá enviar e-mail para portal@propesq.ufpb.br com justificativa.
2.6. A submissão de trabalhos para o ENIC está disponível no período 16/09/2019 a 30/09/2019.
2.7. Orientadores-Docentes Externos (PNPD) devem encaminhar relatório final e resumo para o ENIC para o via SIGPRPG (http://150.165.209.3/sigprpg/login/).
2.8. O discente e o docente (orientador/avaliador) podem apresentar suas justificativas de ausência no ENIC através do Sigaa. Caminho: PESQUISA -> ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA -> JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA até 30/09/2019.
3. DOS PARTICIPANTES
3.1. Os participantes do ENIC são estudantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB que apresentação seus trabalhos, cujos projetos/planos de trabalhos foram desenvolvidos na vigência 2018/2019.
3.2. OUVINTES: Poderão se inscrever como ouvintes no XXVII ENIC docentes, técnicos administrativos e discentes da UFPB, das outras IES do estado, bem como os demais cidadãos interessados nos eventos científicos (palestras, mesa-redondas etc) através do SigEventos cujos endereços eletrônicos e cronograma estão apresentados no Quadro 03 .
3.3. EQUIPE ORGANIZADORA: Deverão se inscrever, por meio do SIGEventos, toda equipe organizadora do ENIC os membros da PROPESQ, Comitê de Iniciação Científica e Assessores de Pesquisa, como membro do comitê de organização, monitores e avaliadores.
3.3.1. Aos monitores (discentes que atuarão em salas de apresentação), durante o encontro, compete: Realizar a leitura da metodologia de avaliação das apresentações (antes do início do encontro);
Apoiar a(s) assessoria(s) e a(s) secretaria(s) durante o encontro; Orientar os avaliadores quanto ao preenchimento do anexo da ficha de avaliação das apresentações; Ser responsável pelas pastas de cada sala e devolver ao final do turno na secretaria do centro responsável pelo encontro no dia;
Coletar as assinaturas na lista de presença de todos os presentes em sala e ao final colocar observação caso necessário; Controlar o tempo das apresentações (cada aluno deverá se apresentar em até 10 minutos e os avaliadores terão 5 minutos para arguição cada um); Comunicar qualquer intercorrência à coordenação e à secretaria do ENIC; Observar se as fichas de avaliação estão: assinadas pelos avaliadores, com as notas e com as assinaturas de cada apresentador do resumo.
3.4. Aos avaliadores (docentes e discentes de pós-graduação), durante o encontro, compete: Realizar o check-in na secretaria sede do encontro antes de se dirigir as salas das apresentações; Atuar como avaliador especificamente nas salas de apresentações em dias e horários estabelecidos; Mediar a troca de experiências e diálogos entre todos os presentes na sala das apresentações, seguindo príncipios éticos; Atribuir pontuação às apresentações de acordo com o que é solicitado no instrumento de avaliação; Para inscrição de avaliadores ver o Quadro 3.
3.5. Os endereços eletrônicos para inscrição estão disponibilizados no Quadro 03. Os participantes como ouvinte, monitores e equipe organizadora deverão: Clicar em inscrever-se e no SIGEventos efetuar login com usuário e senha → Menu principal → Aba participantes → Inscrições → realizar uma nova inscrição → clicar na seta verde referente ao ENIC 2019 do campus de interesse. Em seguida, preencher breve formulário e clicar em inscrever-se.
Quadro 4 – Quadro com locais, endereços e períodos de inscrições de ouvintes e equipe organizadora Campus I e Campus IV
Local |
Perfil |
Período de Inscrição |
Orientação para inscrição |
Campus I e IV |
Avaliadores |
1. 16/09 a 30/09/2019 |
1. Avaliadores Docentes: Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos |
02. 01 a 09/11/2019 |
2. Professor Substituto, Pós-Doc, Doutorandos da UFPB inscrição pelo Sigeventos – cadastro de reserva |
||
Ouvinte |
01 a 16/11/2019 |
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml ENTRAR – LOGIN E SENHA PROCURAR O EVENTO ENIC 2019 – CAMPUS I PROCURAR O EVENTO ENIC 2019 – CAMPUS IV
|
|
Monitor |
01 a 09/11/2019 |
||
Equipe Organizadora |
01 a 16/11/2019 |
Obs: Usuários externos à UFPB, fazer cadastro, caso ainda não possua cadastro no SIGEventos
Quadro 5 – Quadro com locais, endereços e períodos de inscrições de ouvintes e equipe organizadora Campus II
Local |
Perfil |
Período de Inscrição |
Orientação para inscrição |
Campus II |
Avaliadores |
1.16/09 a 30/09/2019 |
1. Avaliadores Docentes: Sigaa/Pesquisa/ENIC/manifestar interesse em avaliar trabalhos |
2. 18 a 29/11/2019 |
2. Professor Substituto, Pós-Doc, Doutorandos da UFPB inscrição pelo Sigeventos – cadastro de reserva |
||
Ouvinte |
18/11 a 02/12/2019 |
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml ENTRAR – LOGIN E SENHA PROCURAR O EVENTO ENIC 2019 – CAMPUS II |
|
Monitor |
18 a 29/11/2019 |
||
Equipe Organizadora |
18 a 29/11/2019 |
Obs: Usuários externos à UFPB, fazer cadastro, caso ainda não possua cadastro no SIGEventos
4. DA PROGRAMAÇÃO PARA AS APRESENTAÇÕES E ATIVIDADES
4.1. A CGPAIC/PROPESQ, juntamente com todos os centros envolvidos na coordenação do evento, divulgará a programação das apresentações por área temática, e seus respectivos locais de apresentação, por meio da página eletrônica da PROPESQ (www.propesq.ufpb.br), com previsão para 01/11/2019.
4.2 O XXVII ENIC contará atividades diversificadas tais como palestras, minicursos, mesa-redonda no intuito de promover divulgação científica e melhorar a formação do discentes. Os estudantes de Iniciação Científica que estão apresentando trabalho neste ENIC deverão se inscrever no mínimo, em uma das atividades propostas, em caráter obrigatório. A programação das atividades estará disponível no site da Propesq e as inscrições serão realizadas através do Sigeventos, com previsão para 01/11/2019.
5. DO PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR
5.1. Poderão concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisar todos os estudantes participantes dos Programas de Iniciação Científica da UFPB na vigência 2018/2019, devidamente cadastrados no SIGAA – Módulo Pesquisa/ENIC.
5.2. Serão premiados os melhores projetos de cada Área do Conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.
5.2.1. Serão premiados 50 projetos de Iniciação Cientifica e Tecnológica, sendo o número de trabalhos premiados por área, proporcional ao número de trabalhos inscritos por área;
5.2.2. Serão premiados 5 (cinco) projetos da modalidade PIBIC-EM.
5.2.3. Cada Centro de Ensino terá ao menos um trabalho premiado, cuja nota seja de no mínimo 8,0 (oito pontos).
5.3. A nota para premiação será a média aritmética das notas atribuídas ao resumo/relatório, apresentações dos planos de trabalhos vinculados ao projeto.
5.4. Em caso de empate, será utilizada como critério de desempate a nota da avaliação do projeto quando da sua seleção.
5.5. Persistindo empate, será instituída pela CGPAIC/PROPESQ uma comissão para avaliação dos projetos, composta por 3 representantes do Comitê Institucional de Iniciação Científica, com vistas à análise das situações de empate.
5.6. Os estudantes e orientadores premiados receberão certificados de premiação e participação com um trabalho completo na Série Iniciados volume 25.
5.7. O resultado será divulgado até o dia 10/12/2019.
5.8. A premiação referente ao XXVII ENIC será realizada conforme cronograma disposto no Quadro a seguir.
Quadro 6. Programação da Premiação do XXVII ENIC
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
ATIVIDADE |
11/12 |
19h às 21h |
Auditório do CCAE |
Premiação dos trabalhos dos Campus IV |
12/12 |
10 às 12h |
Auditório do CCHSA |
Premiação dos trabalhos dos Campus III |
14h às 17h |
Auditório do CCA |
Premiação dos trabalhos dos Campus II |
|
13/12 |
9h às 12h |
Auditório de Terapia Ocupacional/CCS |
Premiação dos trabalhos dos Campus I |
Obs. Programação sujeita a alterações. Acompanhar atualizações no Site da Propesq.
João Pessoa, 16 de setembro de 2019
Comitê Institucional de Iniciação Científica
Coordenação Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação de Científica
Pro-Reitoria de Pesquisa