Notícias
Comitê Ad Hoc da CHAMADA INTERNA PROPESQ/UFPB 02/2025 escolhe projetos que farão parte da proposta institucional da UFPB na CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/ FNDCT/PROINFRA Expansão 2024
Nos dias 26 e 27 de março de 2025, o Comitê Ad Hoc convidado pela Coordenação Geral da Pesquisa (CGPq) da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), composta pelos Professores Eduardo Padrón Hernandez – UFPE, Maria Madalena Pessoa Guerra – UFRPE, Marcelo de Sousa da Silva – UFRN, Mário Roberto Meneghetti – UFAL, Reginaldo de Carvalho – UFRPE e Thieres George Freire da Silva – UFRPE, avaliaram as 11 propostas submetidas à Chamada Interna PROPESQ/UFPB 02/2025. Tal Chamada está atrelada à CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/ FNDCT/PROINFRA Expansão 2024, e visa a escolha de projetos para compor a proposta institucional, a qual pode ser de até R$25.000.000,00. Cada subprojeto poderia estar inserido em uma das três linhas temáticas: equipamentos; obra complexa e confecção de projeto básico ou executivo.
No dia 26 de março de 2025, os Coordenadores, ou responsáveis designados por tal, apresentaram suas propostas em até 10 minutos, para um público composto por docentes, pesquisadores, membros da PROPESQ e Comitê, seguida de arguição de até 15 minutos pelo Comitê Ad Hoc. No dia seguinte, 27 de março, houve a reunião final do Comitê, e às 14 horas a apresentação do resultado final. Ambas as fases foram realizadas no auditório do Centro de Ciências Médicas da UFPB.
As propostas enviadas foram: Integração Tecnológica e Saúde Personalizada; Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa translacional em microbioma intestinal e saúde; Reforma e Ampliação do Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análise; Expansão dos Laboratórios Associados de Ciências Moleculares; Consolidação da Infraestrutura de Análises Cristalográficas; Expansão e consolidação da infraestrutura de ambiente controlado de criação de animais SPF1 na UFPB; Núcleo de Computação Quântica e IA ABDUS: Radioastronomia, Biodiversidade & Som; Sistema Inteligente para o Transporte de Cargas com Veículos Aéreos Multi-rotores; Projeto de Centro Multiusuário dos Programas de Pós- Graduação do Centro de Tecnologia da UFPB; Infraestrutura para Promoção do Uso da IA no Desenvolvimento Humano; e Expansão e Desenvolvimento das Unidades de Apoio ao “Restaurar Produzindo” na Caatinga.
Com base na pontuação gerada nos pareceres entregues pelo Comitê Ad Hoc, os subprojetos selecionados para apresentar a UFPB, e suas respectivas notas, foram as seguintes: 1. Integração Tecnológica e Saúde Personalizada - Nota: 4,94; 2. Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa translacional em microbioma intestinal e saúde - Nota: 4,91; 3. Reforma e Ampliação do Laboratório Multiusuário de Caracterização e Análise - Nota: 4,91; 4. Expansão dos Laboratórios Associados de Ciências Moleculares - Nota: 4,90.
Entretanto, a Comissão recomendou, ainda, que os equipamentos do subprojeto “Consolidação da Infraestrutura de Análises Cristalográficas” (Nota: 4,85) fossem incorporados ao subprojeto “Expansão dos Laboratórios Associados de Ciências Moleculares”, uma vez que as propostas apresentam sinergia, e portanto, ampliando a capacidade de análise institucional.
Conforme a Chamada Interna já citada, no dia 01 de abril de 2025, haverá reunião, agendada para a Sala de Reuniões da PROPESQ, para a consolidação dos dados gerais da Proposta.
Segundo o Coordenador Geral de Pesquisa, Prof. Ricardo Romão Guerra, o processo de seleção de propostas, com apresentações orais e presença do Comitê Ad Hoc, assim como fora realizado para a Chamada Interna 01/2025 PROPESQ/UFPB, vinculada à Chamada FINEP Centros Temáticos, leva a um maior aprendizado por parte dos grupos de pesquisa da UFPB e garante maior transparência do processo como um todo, fazendo que nossa Instituição melhore ainda mais seus índices de aprovação em Editais e Chamadas Públicas de financiamento de pesquisas.