Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Suplementação de Bolsas PIBIC-Af/CNPq - Vigência 2023/2024 - Lista 06

Suplementação de Bolsas PIBIC-Af/CNPq - Vigência 2023/2024 - Lista 06

Sobre a suplementação de bolsas do PIBIC-Af/CNPq - Vigência 2023/2024 voltadas para estudantes negros
publicado: 31/01/2024 17h01, última modificação: 31/01/2024 17h01

A PROPESQ/UFPB, através da Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, informa que a UFPB foi contemplada com uma cota extra de 06 bolsas de PIBIC-AF/CNPq.

Este comunicado ocorreu por e-mail cujo teor está copiado abaixo.

“Prezados e Prezadas Representantes e Coordenadores de Iniciação Científica e Tecnológica,

Esperamos que estejam todos e todas bem.

O CNPq firmou uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a concessão de bolsas para estudantes negros no âmbito do PIBIC-Af.

Sua instituição foi escolhida para participar desta parceria, assim o CNPq suplementou o número de bolsas concedido na Chamada 34/2022. Este adicional deverá ser direcionado a estudantes negros.
Este quantitativo de bolsas terá o fim de vigência em 31 de agosto de 2024.

A implementação destas bolsas será importante para a firmatura de outras parcerias e o aumento de recursos no âmbito do PIBIC-Af. Adiantamos que essa IES deverá acompanhar, de maneira sistemática, a implementação das bolsas voltadas para esse público.

Caso haja alguma dúvida ou essa IES não puder implementar o total das bolsas recebidas, por gentileza, escrever para betina.lima@cnpq.br com cópia para copad@cnpq.br.

Já agradecemos,

Equipe COPAD
COPAD / CGNAC / DCOI
copad@cnpq.br”

Diante do exposto acima, comunicamos aos pesquisadores que a ocupação dessas cotas seguirá o critério adotado anteriormente para as chamadas das Lista 03 (29/09/2023-PIBIC/FAPESQ); Lista 04 (11/10/2023-PIBIC/FAPESQ); e Lista 05 (21/10/2023-PIBIC/FAPESQ). Critério: Pesquisadores com planos PIVIC em desenvolvimento e por ordem classificatória de acordo com o IFC atingido no Processo Seletivo 2023/2024.

Oportunamente esclarecemos que essas 06 cotas deverão ser preenchidas exclusivamente por estudantes negros.

Estão aptos a concorrer a essas cotas os pesquisadores abaixo elencados, não esquecendo que as cotas serão ocupadas por ordem classificatória, desde que o aluno indicado atenda à exigência do “PIBIC-Af - Chamada 34/2022 - Suplementação MEC”.

Lista 06 - PIBIC-Af - Chamada 34/2022 - Suplementação MEC

O pesquisador deverá encaminhar a CGPAIC (coordenacaoic@propesq.ufpb.br) o formulário de autodeclaração racial devidamente assinado pelo estudante até dia 06 de fevereiro de 2024. Esse formulário será encaminhado para a Comissão de Heteroidentificação da UFPB que convocará o estudante para a ratificação da autodeclaração enviada.

Formulário de Autodeclaração Racial

O não cumprimento da exigência do CNPq implicará no cancelamento da bolsa do estudante e perda da cota pelo pesquisador, passando a cota para o próximo pesquisador da lista que preencha os requisitos.